Fichas de Projecto

Registado em 2021-11-22 15:29:00. Última alteração a 2021-11-22 16:45:26.

 

FICHAS DE PROJECTO

 

 

1. Designação do projeto: Parceria FMT e GAL - LEADER 2020

     Código da Operação: PDR2020-20.2.2-FEADER-032989  Ver Ficha de Projecto

      O projeto “REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar” enquadra-se no aviso de concurso nº 1/Operação 20.2.2/2016 da Assistência Técnica do PDR2020, para a Área 2 – Divulgação e informação com vista à execução do PDR2020, Área temática LEADER, tem como objetivos, qualificar as equipas técnicas e capitalizar a experiência e o trabalho desenvolvido pelos Grupos de Ação Local (GAL), entidades responsáveis e envolvidas na implementação, acompanhamento e execução das ações da Medida 10 LEADER/DLBC do PDR2020. O projeto é liderado pela Federação Minha Terra, (FMT) numa parceria com os 54 GAL e com a DGADR/RRN. As atividades pretendem dar resposta aos principais 3 temas prioritários definidos no Aviso e aos objetivos do Plano de Ação da Rede Rural Nacional.

    As atividades previstas, decorrerão entre o início de Março de 2017 e fim de Fevereiro de 2019 e distribuem-se do seguinte modo: no âmbito do tema prioritário - 39 ações de capacitação (oficinas e seminários) e 54 reuniões de trabalho sobre instrumentos e metodologias de monitorização e avaliação das EDL, destinadas às equipas dos GAL cuja organização e realização será da responsabilidade da FMT e da DGADR/RRN; Em 8 sessões de trabalho para efetuar “Pontos de situação e troca de experiências DLBC”, organizadas pela FMT em colaboração com os GAL; no âmbito do tema prioritário ii - 1 seminário sobre cooperação LEADER, co-organizado pela FMT e pela DGADR, com a colaboração dos GAL; organização e acolhimento de visitas de delegações estrangeiras, da responsabilidade dos GAL com a colaboração da FMT e da DGADR/RRN e 6 “focus group” sobre cooperação a dinamizar pela FMT, em colaboração com a DGADR e dos GAL; no âmbito do tema prioritário iii - 4 comissões locais de parceiros a organizar por cada GAL; 10 comissões regionais de parceiros, que serão planeadas e organizadas em parceria pela FMT e os GAL e finalmente 1 encontro nacional sobre o DLBC, da responsabilidade da FMT com a colaboração dos GAL.  

 

2. Designação Projecto: Terras da Lusofonia

    Código do projeto: PDR2020-10.3-FEADER-054050 Ver Ficha de Projecto

    As ADL, em conjunto, pretendem dinamizar um espaço, por forma a ser possível ter uma promoção permanente dos territórios intervenientes neste projeto, durante cerca de 24 meses. Este espaço será cedido pelo município do Mindelo, ou por outro município de Cabo Verde e será equipado com mobiliário, equipamentos e acessórios necessários à concretização desta ação. Para concretizar esta atividade serão contratados, através da prestação de serviços, dois recursos humanos, que dinamizarão permanentemente este espaço. As respetivas despesas serão da responsabilidade de todos os parceiros.

    Cada duas ADL organizam, na Casa da Lusofonia, uma mostra do seu território e dos seus produtos, ficando responsável, durante essa semana, de promover também os produtos de toda a parceria. Vai ser realizado, ainda, um encontro em Portugal, com a participação de empresários, organizado por todas as ADL, comprometendo-se a promover um evento que integre uma mostra/prova, cultura, palestra, formação. Eventualmente, em caso de interesse, as ADL´s poderão participar nos eventos dos restantes parceiros.

    Realização de fóruns temáticos e contratação, por todos os parceiros, de especialistas que prestem serviços de consultadoria nas áreas de: agricultura familiar/hidroponia/agricultura biológica; produtos agroalimentares; turismo sustentável. Cada parceiro deverá participar em, pelo menos, um fórum temático. Nesta atividade serão incluídas as restantes ações individuais, referentes à capacitação e disseminação, nomeadamente com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil.

 

3. Designação Projecto: Aldeias de Portugal – Consolidação e Replicação Nacional

    Código do projeto: PDR2020-10.3-FEADER-053981 Ver Ficha de Projecto

  •  Processo de aquisição de uma das classificações disponíveis na rede Aldeias de Portugal: Aldeia de Portugal ou Aldeia Premium. A ADDLAP pretende classificar 5 Aldeias do seu território de intervenção.
  •  Cobertura do projeto no que diz respeito ao Marketing e à Comunicação. Estas áreas aplicam-se ao projeto em si como um todo, e a cada uma das aldeias intervencionadas individualmente.
  • Materialização de uma dinâmica social que envolva as forças vivas da Aldeia num processo inovador ou criativo de valorização do seu património. Esta atividade irá integrar uma ação própria que consubstancia um investimento na recolha fotográfica e vídeo do Museu do Linho de Várzea de Calde, designadamente no âmbito da realização da Maior Toalha de Chá do Mundo (Guiness).
  • Criação de um conjunto de produtos estruturados orientados para as experiências turísticas a criar na Aldeia.
  • Reuniões de Parceria com distribuição regional, a realizar em Aldeias Classificadas, com o intuito de monitorizar o projeto e definir / ajustar a Estratégia Futura da Parceria em relação à rede Aldeias de Portugal.

 

4. Designação Projecto: Funcionamento e Animação

    Código do projeto: PDR2020-10.4.1- FEADER - 015014 Ver Ficha de Projecto

     A presente candidatura diz respeito ao Custos de Funcionamento e Animação do GAL-ADDLAP no âmbito da Estratégia Desenvolvimento Local de Base Comunitária, entre 27/08/2015 e 31/12/2022. Para a concretização das atividades o GAL – ADDLAP conta, atualmente, uma estrutura sólida em termos de parceiros, património e de recursos humanos. Foi através da conjugação destes recursos que chegamos ao valor orçamentado na candidatura. A equipa técnica que integra a ETL apresenta experiência na gestão e implementação de projetos nacionais, internacionais e de parcerias. É constituída por 7 técnicos e 1 coordenador geral caracterizando-se por intervir e possuir conhecimentos técnicos em áreas diversificadas. Possui instalações próprias devidamente equipadas. A parceria é constituída por 68 entidades, como sejam, municípios, coletividades e ensino superior que disponibilizam salas, auditórios, equipamentos de som e imagem, técnicos especializados, investigadores e outros recursos necessários à dinamização do território.

   Os pressupostos da presente orçamentação são os seguintes: a execução do subprograma 3 do PRODER Abordagem LEADER nas operações Funcionamento do GAL e Aquisição de Competências e Animação, no período de programação anterior; o histórico da entidade em termos de custos de funcionamento; a previsão do aumento do número de projetos contratados e as respetivas adaptações face à redução do montante atribuído, sendo que os recursos humanos estão imputados a 90% à candidatura, com exceção da coordenação.

 

5. Designação Projecto: FORMAR + Jovem

    Código do projeto: PDR2020-2.1.1-FEADER-025229  Ver Ficha de Projecto

  • Realizar ações de formação para os seguintes públicos-alvo:Jovens agricultores com projetos de instalação aprovados a partir de 01-01-2013 ao abrigo do PRODER;
  • Jovens agricultores com projetos de instalação aprovado ao abrigo do PDR2020