FICHAS DE PROJETO

Registado em 2015-04-13 14:40:40. Última alteração a 2023-09-26 17:41:30.

1. Designação do projeto: Mapa dos Segredos Gastronómicos

Código do Projeto: CENTRO-05-5141-FEDER-000956 Ver Ficha de Projeto

O projeto “Mapa dos Segredos Gastronómicos” será desenvolvido pela ADDLAP, em parceria com os municípios do território de intervenção da associação (Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela) e CIM Viseu Dão Lafões.

Este projeto assume como objetivos principais:

  • Contribuir para a afirmação do território de intervenção da ADDLAP e da própria Região CIM Viseu Dão Lafões como destino turístico de excelência;
  • Desenvolver novos produtos turísticos, novos roteiros de visitação e experiência;
  • Promover os agentes e operadores destes territórios que operam na cadeia de valor do sector turístico;
  • Atrair novos públicos nacionais e internacionais através da oferta de experiências de turismo mais estimulantes, estruturadas e permanentes.

As atividades do projeto, decorrerão entre março de 2022 e o fim de março de 2023, e serão distribuídas por três fases diferentes. A primeira consiste no levantamento de informação e desenvolvimento de uma Carta Gastronómica e Vínica, a segunda designada “Academia Segredos Gastronómicos” inclui a divulgação da mesma através de workshops e ações entre produtores e chefs/cozinheiros e na terceira, a criação da Rota dos Segredos Gastronómicos, serão colocadas em prática experiências para a valorização da região, dos seus produtos, assim, como, da Carta desenvolvida neste mesmo projeto.

 

GRUPOS OPERACIONAIS

(Ao abrigo do PDR 2020, Medida 1 – Inovação; Ação 1.1 – Grupos Operacionais)

No sentido de enriquecer a cooperação entre agentes locais do sistema produtivo do setor agrícola e o sistema cientifico e tecnológico, a ADDLAP promoveu o estabelecimento de parcerias no âmbito desta Medida do PDR2020. Neste momento aguardam-se os resultados das candidaturas realizadas com os seguintes Projetos:

2. Designação do projeto: WASTE2VALUE

Código do Projeto: PDR2020-10.1-FEADER-031824 Ver Ficha de Projeto

Consiste na integração da valorização de subprodutos da atividade agrícola na produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes de animais. A ADDLAP é a entidade coordenadora do Grupo Operacional que integra mais 8 entidades: IPV/Escola Superior Agrária; Universidade de Aveiro; Ervital, Silvex; Ovargado; Ancose; Indumap; Vasco Rocha Pinto.

 

FICHA DO PROJETO: Waste2Value

Designação do Projeto: Waste2Value - Integração da valorização de subprodutos da atividade agrícola com a produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais

Código do Projeto: PDR2020-101-031824

MEDIDA N.º 1, «INOVAÇÃO» | AÇÃO N.º 1.1 «GRUPOS OPERACIONAIS»

Entidade beneficiária: ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DÃO LAFÕES E ALTO PAIVA

  • Copromotores: Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela | Ervital, Lda | Indumape - Industrialização de Fruta S.A.| Instituto Politécnico de Viseu | Ovargado-Sociedade Comercial e Industrial de Alimentos para Animais S.A. | Silvex - Indústria de Plásticos e Papéis, S.A. | Universidade de Aveiro | Vasco Pinto & Agostinho Sousa Produtos Hortícolas e Ervas Aromáticas Lda.|

Data de início: 01.12.2017

Data de conclusão: 30.11.2020

Investimento total elegível:  418.466,88 €

Apoio financeiro da União Europeia através do FEADER: 313.850,16€

Resumo: O Waste2Value investiga soluções que contribuam para resolver o problema do desperdício      de alimentos ao longo da cadeia de valor. Promove o aproveitamento e valorização de subprodutos da produção agrícola e da indústria agroalimentar, criando de forma sustentável novos processos e produtos a serem utilizados numa alimentação animal mais saudável, no tratamento de efluentes animais e em bioplásticos.

 

3. Designação do projeto: COEMB.QUEIJOS 

Código do Projeto: PDR2020-10.1 - FEADER-030814 Ver Ficha de Projeto

Consiste no aproveitamento de produtos naturais com atividade antimicrobiana para utilização em queijos (especialmente para os de denominação de origem) através da obtenção, caraterização e testagem de extratos de tomilho bela-luz (Thymus mastichina L.) para controlo do desenvolvimento de bactérias, bolores e leveduras para colmatar o problema da conservação de queijos de pequenos ruminantes, incluindo os queijos DOP da região Centro. O IPV/Escola Superior Agrária é a entidade coordenadora e a ADDLAP integra a parceria com mais 10 entidades: IPV/Escola Superior Agrária, IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade Católica Portuguesa (Viseu); Instituto Politécnico de Coimbra;  CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar; Lacticínios Correia & Barreiras, Lda., Sabores e Ambientes Serra da Estrela, Comercialização de Produtos Tradicionais, Lda.; Terras de Sicó – Associação de desenvolvimento; ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela; BEIRALACTE – Lacticínios Artesanais da Beira Baixa, Lda.

REDE RURAL NACIONAL (RRN)

(PDR2020, Assistência Técnica, Ação 20.2.2 – Divulgação e Informação e Ação 20.2.4 – Inovação – Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais)

No quadro da RRN, a ADDLAP é parceiro em três projetos candidatados e dos quais se aguardam os resultados dessa candidatura:

- Rede LEADER2020: Qualificar, cooperar, comunicar

Este projeto procura capitalizar a experiência e o trabalho desenvolvido pela Federação Minha Terra, os GAL e a DGADR/RRN, entidades que desde sempre têm acompanhado os trabalhos de preparação e arranque das ações a implementar no âmbito do PDR2020. Os parceiros são a Federação Minha Terra, DGADR/RRN e os GAL Rurais associados da FMT.

4. Designação do projeto: DESAFIAb

Código do Projeto: PDR2020-20.2.4-FEADER-032805 Ver Ficha de Projeto

Desafiar a agricultura familiar a inovar pela agricultura biológica

O projeto pretende atuar junto de pequenos agricultores/agricultores familiares, por forma a avaliar as necessidades de inovação ao nível dos procedimentos técnicos e tecnológicos e identificar semelhanças (proximidade) com o modelo de itinerário técnico teórico adotado em agricultura biológica e os constrangimentos técnicos, económicos e sociais que potenciem a transição para a agricultura biológica. Os parceiros são: IPV/Escola Superior Agrária, Universidade do Porto, Associação A3S, ADDLAP, AderSousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão, ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

5. Designação do projeto: MOBINOV

Código do Projeto: PDR2020-20.2.4-FEADER-033041 Ver Ficha de Projeto

Mobilizar para a inovação no setor agroflorestal do território DÃO-LAFÕES

O projeto pretende reunir informação sobre a produção agrícola, florestal e agroalimentar da região Dão-Lafões, suas insuficiências, vantagens e oportunidades, a existência de inovação e/ou Boas Práticas e a necessidade de valorização e incorporação de inovação na cadeia de valor. A informação recolhida será sistematizada e integrada de forma a potenciar a transferência de conhecimento e a gerar novas ideias e iniciativas empresariais com suporte em novas redes de colaboração com vista a gerar e fomentar uma dinâmica de inovação. Os parceiros são: IPV/Escola Superior Agrária, AABA-Associação de Apicultores da Beira Alta, ACGBA-Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, ADDLAP, DRAPC-Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fenafrutas-Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Horto Fruticultores, Universidade de Aveiro, Verdelafões - Associação de Produtores Florestais.

6. PROJETOS DE COOPERAÇÃO NO ÂMBITO DOS PO REGIONAIS

A ADDLAP integra os consórcios de três Estratégias de Eficiência Coletiva –  PROVERE, no âmbito das NUT II – Região Centro e Região Norte:

6.1 PROVERE TERMAS

Projeto dinamizado pela Associação Termas de Portugal com o objetivo de promover e dinamizar o recurso Termas, envolve diferentes parceiros, nomeadamente: autarquias, ensino superior, GAL, unidades termais, empreendimentos termais, agentes hoteleiros, representantes da hotelaria e restauração, entre outros.

6.2 PROVERE- iNATURE

Projeto dinamizado pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o objetivo do desenvolvimento e consolidação do turismo de natureza através dos valores de património natural da região Centro, envolve diferentes parceiros, nomeadamente: autarquias, ensino superior, GAL, empreendimentos turísticos, associações ligadas ao ambiente, agentes hoteleiros, representantes da hotelaria e restauração, entre outros.

6.3 PROVERE - MONTANHAS MÁGICAS

Projeto dinamizado pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido na 1ª fase do programa, visando a consolidação deste território como destino turístico de excelência, nas vertentes do ECOTURISMO, do GEOTURISMO e do TURISMO ATIVO, complementado por uma qualificada oferta nas áreas do Turismo Cultural e Paisagístico, da Gastronomia e Vinhos e da Saúde e Bem-Estar, envolve diferentes parceiros nomeadamente: autarquias, ensino superior, GAL, agentes de turismo ativo , empreendimentos turísticos, agentes hoteleiros, representantes da hotelaria e restauração, entre outros.

7. LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO SÓCIO-TERRITORIAL

O Laboratório de Inovação Sócio Territorial (LIST) é uma iniciativa que junta a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) e as três instituições de ensino superior da região de Viseu: Instituto Piaget (IP), Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e Universidade Católica (UC).

A sua missão decorre da diversidade e da complexidade deste território e foca-se na construção de processos de inovação sócio territorial e de projetos de investigação aplicada ao serviço do desenvolvimento local, na produção e partilha de informação e no estímulo à iniciativa local.

Para mais informação, clique aqui. 

8.  SMARTFARMER LOCAL DÃO, LAFÕES E ALTO PAIVA

Projeto ao serviço da dinamização dos circuitos curtos agroalimentares na região, no qual a ADDLAP irá desenvolver as atividades inerentes às suas funções de entidade gestora da plataforma informática “Smartfarmer Local Dão, Lafões e Alto Paiva”. Esta plataforma é uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento rural e crescimento económico que foi criada com o objetivo de potenciar os circuitos curtos agroalimentares e os mercados de proximidade através, entre outros, da promoção da venda de produtos de pequenos produtores. Os principais parceiros envolvidos são a OIKOS e a Fundação Vodafone Portugal.

Brevemente daremos mais informações.

9. CIM VISEU DÃO LAFÕES

A ADDLAP integra, no âmbito da CIM, as seguintes Redes da região:

- Rede "Coesão Social"

A Rede define-se como uma plataforma de conhecimento, de competências, de cooperação e de intervenção, decisiva para a promoção da inclusão social, da empregabilidade e do combate à pobreza e vulnerabilidades económicas e sociais, tendo em vista o desenvolvimento coeso e sustentado do território.

Esta Rede tem como missão ser uma parceria competente e empenhada, garantindo a relevância e a eficácia dos projetos concebidos e a executar no âmbito do PDCT "Viseu Dão Lafões 2020", bem como animando, dinamizando, suportando e monitorizando intervenções estruturadas e sistémicas, concebidas e desenvolvidas na região.

Para este efeito, a Rede “Coesão Social” é constituída por um conjunto de catorze parceiros da região VDL que procurará intervir em torno de três ixos fundamentais:

  • Construir e dinamizar o projeto âncora “Centro de Recursos para a Inclusão Social”;
  • Promover a complementaridade dos projetos municipais orientados para grupos socialmente vulneráveis;
  • Dinamizar projetos orientados para o emprego e qualificação de públicos vulneráveis.

- Rede “Emprego, EMPRESAS e Empreendedorismo” (E3VDL)

À semelhança das outras Redes, a E3VDL será uma plataforma de conhecimento, de competências, de cooperação e de intervenção, decisiva para a promoção do emprego, do desenvolvimento empresarial e do empreendedorismo em Viseu Dão Lafões, tendo em vista o desenvolvimento sustentado deste território.

Para o efeito, a Rede E3VDL é constituída por duas dezenas de parceiros  que procuram intervir em torno das três áreas do emprego, do apoio ao desenvolvimento empresarial e ao empreendedorismo.

- Rede “QUALIFICAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO”

Os objetivos desta Rede prendem-se com a necessidade da promoção da relevância e da eficácia da oferta formativa tendo em vista a competitividade e o desenvolvimento coeso e sustentado do território.

Para o efeito, a Rede é constituída por dezassete parceiros e procurará intervir em torno de três preocupações fundamentais:

  • Construção e dinamização de uma estratégia de formação inicial e contínua (adultos e jovens) para a região;
  • Promoção da complementaridade dos projetos municipais com impacto previsto na empregabilidade;
  • Propor projetos orientados para o emprego e qualificação de públicos vulneráveis que possam ser discutidos e dinamizados no âmbito da Rede “Coesão Social”.