25 Anos a Promover o Desenvolvimento Local

23/07/2019

A  ADDLAP  (Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva), comemorou no dia 22 de julho de 2019,  25 anos de actividade ao serviço das pessoas e do desenvolvimento territorial. A ADDLAP é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, cuja actividade principal consiste na promoção do desenvolvimento local. A sua área de intervenção corresponde aos concelhos de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, perfazendo um total de 62 freguesias e uma população de 142.126 habitantes.

Ao longo destes anos a ADDLAP tem-se pautado por ser uma instituição dinâmica e aberta a novos parceiros, assim, ao longo da sua existência, tem vindo a reforçar a parceria, de acordo com a evolução das necessidades demonstradas pelo território, tendo actualmente 26 sócios e 41 parceiros, num total de 67 entidades de méritos reconhecidos.

Em síntese, com a existência da ADDLAP o território já beneficiou de vários programas de apoio para as pessoas, as instituições, as empresas e as associações. Ao fazermos um périplo pelo território de intervenção encontramos vários projectos que tiveram o apoio financeiro para a execução e para a criação de postos de trabalho em diversas áreas que vão desde, o património cultural e paisagístico, agricultura, comércio, indústria, educação, deporto, turismo, animação e apoio social, entre outros.

João Paulo Gouveia, Presidente da ADDLAP, considera que o trabalho desenvolvido tem tido um impacto bastante positivo no desenvolvimento do território, tendo já implementando três períodos de programação de apoio comunitário, e encontra-se a desenvolver actualmente a Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do PDR 2020, onde globalmente foram disponibilizados, mais de 47.760.837,17 de investimento total e criados mais de 834 postos de trabalho directos, até ao momento.

Considerando todos os constrangimentos com que actualmente as Associações de Desenvolvimento Local se têm vindo a confrontar, nomeadamente o aumento do peso burocrático dos processos quer para análise quer para aprovação dos projectos, a ADDLAP está a fazer um esforço, como sempre o tem feito, para aprovar para os seus territórios o valor de mais de 15 milhões de euros, no âmbito deste período de programação.

Assim, contamos com todos os sócios, parceiros, amantes do desenvolvimento local e das regiões do interior do país, para levarmos a cabo a aplicação dos fundos ainda disponíveis, nas áreas da produção, comercialização, transformação e diversificação de produtos agrícolas e suas actividades, e ainda na cooperação interterritorial e internacional com GALs nacionais, países europeus e dos PALOP.

Juntos vamos continuar a desempenhar, cada vez melhor a nossa missão em prol do desenvolvimento local. Parcerias fortes mobilizam a comunidade para projetos importantes para o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios!

O Presidente da ADDLAP

João Paulo Gouveia